Promoção movimenta vendas e ajuda marca a ficar próxima do público
As promoções são ações que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante determinado período. No entanto, para atingir esse objetivo, elas devem proporcionar ao consumidor um benefício concreto, fazendo com que ele seja sensibilizado no momento da abordagem.
"Isso pode acontecer através de técnicas como comprou ganhou, amostra grátis, cupons promocionais para trocas e demonstração para o consumidor conhecer o produto, entre outros formatos", afirma Jéssica Rocha, gestora da Apoena, agência de São José dos Campos especializada em promoções.
De acordo com o segmento da empresa, é possível criar uma mecânica específica para estimular o consumo do produto ou serviço oferecido. Segundo Jéssica, produtos que já estão no mercado respondem melhor a uma ação de "comprou ganhou", ou seja, comprando um produto de 500 ml, o consumidor ganha mais 100 ml de cortesia ou algum brinde da marca.
"Já em lançamentos de serviços, como um canal por assinatura, por exemplo, é preferível a 'amostra grátis', por um determinado tempo, daqueles canais, para que as pessoas possam conhecer e, consequentemente, aderirem à compra no próximo mês", explica.
Planejar. A gestora lembra, no entanto, que dentro do planejamento de uma ação promocional, além de analisar os custos gerais, um dos pontos mais importantes é a analise de estoque, em caso de produtos, e/ou capacidade de demanda, em casos de serviços.
Também é muito importante ter o apoio de outras ferramentas de comunicação, criando uma verdadeira campanha para que a ação tenha mais efetividade. "Posts nas redes sociais da marca sobre a ação que está em andamento, por exemplo, ajudam a impulsionar ainda mais a ação promocional", diz.
Marcas têm que inovar para aparecer na prateleira
Diante da necessidade de se sobressaírem entre tantas ações realizadas pelos seus concorrentes, cada vez mais as marcas estão apostando em ferramentas mais modernas para promoverem seus produtos e serviços.
"Na área de beleza, por exemplo, os consultores recebem, além de um treinamento muito específico sobre a marca e produto, diversos equipamentos para poderem prestar atendimento às consumidoras no PDV (ponto de venda) e assim orientá-las sobre qual o produto mais adequado para cada perfil", afirma Jéssica Rocha, da agência Apoena.
Segundo a gestora, a promoção evoluiu de "tão somente gerar vendas de um determinado produto, para fidelizar e 'conversar' com o cliente de uma maneira direta e informal no PDV." Assim, é preciso se reinventar.
Fonte:o vale
Foto: divulgação André Leite São José dos Campos
0 comentários:
Postar um comentário